Review | Roma


Apos um longo hiato, estamos de volta. E com um review de uma superprodução da HBO, antes de Game of Thrones. Estamos falando de 
“Roma”. Quer saber o que achamos? 

Caso você esteja ouvindo falar do seriado pela primeira vez, (Eu te entendo) aqui vai um breve resumo:  Roma foi uma série realizada graças a uma parceria da HBO e BBC que misturou personagens históricos clássicos e outros fictícios. A série começou a ser transmitida entre agosto de 2005 e março de 2007 e durou apenas 2 temporadas. A trama girava essencialmente na história de Lucius Vorennus e Titus Pullo, veteranos da 13° Legião, e se passava durante o final da República romana e início do império. A enfase da série está justamente na instabilidade política e social pela qual esse período ficou marcado na história.



A primeira temporada buscou dar uma ênfase em Julio César, desde a sua campanha militar na Gália, passando por disputas pelo poder de Roma com Pompeu, da qual ele emerge vitorioso, e sua morte (Seria isso um spoiler? Afinal é um evento histórico). Já a segunda temporada abordou as consequências desta morte, com a ascensão política de Otávio Augusto, que viria a ser o primeiro imperador de Roma. Ao mesmo tempo em que esses eventos acontecem, vemos Vorennus e Pullo envolvidos em uma trama pelo coração do suburbio de Roma, o Aventino.

 Ao longo da trama, figuras históricas, como os já citados Julio Cesar e Otávio Augusto, passando por Cleópatra, Marco Antônio e até mesmo Herodes, o Grande, dão as caras no seriado. Apesar de se tratar de uma superprodução, é importante avisar que a enfase não está nas batalhas, mas sim no cenário político e nas microesferas de poder presentes no cenário da época.


Vercingetórix rende - se a César
Veredito:
Apesar de ser uma série que foi exibida pela primeira vez a 11 anos atrás, "Roma" ainda impressiona. A maneira como os personagens são desenvolvidos é, no mínimo, magistral. Percebe - se que os produtores tiveram a intenção de manter a série com o máximo de fidelidade histórica. Fidelidade que fica evidente no figurino dos personagens e a ambientação dos cenários. Entretanto, um ponto negativo da série, são as cenas de sexo, elemento característico da maioria das séries da HBO, que possuem o publico adulto como alvo. Em alguns momentos são gratuitas e não acrescentam muita coisa ao desenvolvimento da trama. Claro, há de se ressaltar que a violência nos episódios é tão obscena quanto. Mas, ainda assim, a série é uma ótima pedida para quem se interessa pelo Direito Romano e por política (Mas está esperando a nova temporada de House of Cards)

Nota: 3/5

Gostou do Review? Não gostou? Sentiu saudades das matérias no site? Comenta aí!


PROXIMA
ANTERIOR
Click here for Comments

0 comentários: