Lista | 5 Filmes Essenciais Sobre Serial Killers



Nada melhor para começar a falar sobre cinema aqui no site, do que uma lista imperdível!
         Apesar de muitos afirmarem que o estudo da patologia por trás dos Serial Killers ser algo pertencente à psicologia, de certa forma esta figura também está relacionado ao estudo do Direito, principalmente na área penal. No nosso contexto, a figura do serial killer não aparece muito, talvez por termos um histórico de resolução de apenas 10% dos casos. Claro que há exceções, como o caso do maníaco do parque. Mas, na cultura americana, esta figura é bastante explorada, em todas as mídias. E aqui tem cinco filmes essenciais que abordam a temática

5 - Zodiaco

          
          Dirigido por David Fincher, esse filme de 2007 como o próprio nome diz, foca no "assassino do Zodíaco", que aterrorizou a Califórnia nos anos 60. Robert Graysmith Jake Gyllennal é um cartunista iniciante que  conhece Paul Avery, Robert Downey Jr na fase pré - Tony Stark, um jornalista que trabalha no San Francisco Chronicle. Um dia, cartas começam a chegar à sede desse e de outros dois jornais, com cifras e confissões de assassinato, assinadas pelo Zodíaco.
Esse filme vale a pena, principalmente pela forma com que se aborda a relação entre a mídia e os assassinos em série, a maneira como a mídia ajuda a promover os crimes é uma constante durante os 157 minutos de filme. Além disso, todo o trabalho da polícia para tentar capturar o Zodíaco, indo da investigação da grafia ao interrogatório rotineiro dos suspeitos é bastante interessante para quem curte esse aspecto da perícia criminal.


4 - Onde os Fracos não tem Vez



          Nesse filme de 2008, dirigido pelos irmãos Ethan e Joel Coen temos Anton, interpretado pelo Javier Bardem, conduzindo uma caçada humana contra Moss, interpretado por Josh "Thanos" Brolin. O filme é interessante por apresentar a perspectiva do psicopata, que é aquele indivíduo que não tem medo de encarar algo proibido, diferente do sociopata que não vê a proibição. Outro diferencial neste filme está em mostrar que, as vezes, as coisas não são o que parecem.


3 - Seven


          Mais um do David Fincher. Nesse filme de 1995, temos o Detetive William Somerset, papel do Morgan Freeman, que está prestes a se aposentar. Mas antes, ele precisa, ajudar o Detetive Mills (Brad Pitt) a solucionar uma série de assassinatos misteriosos, que tem uma relação com os "sete pecados capitais". O filme vale a pena por todo o suspense causado na caçada ao assassino. E a revelação final é realmente perturbadora.


2 - Psicose

          Clássico do cinema dirigido pelo mestre Hitchcock, o "Mestre dos Filmes de Suspense". No filme, a Marion Crane rouba a firma em que trabalha e foge para recomeçar sua vida. Uma tempestade a faz parar num hotel de beira de estrada, onde é recebida pelo estranho, porém afável, Norman Bates, que cuida do lugar. Quando Marion, desaparece, sua irmã e o amante decidem investigar.O filme vale a pena por ser simplesmente, uma aula de cinema. Tem uma série que se passa no mesmo universo, "Bates Motel", que também é boa e ajuda a explicar os acontecimentos de Psicose. Mas o filme é melhor.

1 - O Silêncio dos Inocentes 


            Inspirado no livro homônimo do Thomas Harris, esse filme de 1991 apresenta a agente Clarice Starling, que precisa recorrer ao Dr Hannibal Lecter, um psicopata, para poder encontrar outro assassino. Esse filme vale muito a pena pela maneira em que se aborda as relações psicológicas entre o psicopata e a vítima. Além disso, a atuação do Antony Hopkins, com seus diálogos com a Jodie Foster é algo ímpar. Tem um seriado, "Hannibal", que se passa antes desse filme, com Madds Mikkelsen no papel do serial killer refinado, que é sensacional. Tenho que fazer o review dela qualquer dia desses...

Gostou da lista? Não gostou? Achou que faltou algum filme? Comenta aí!
PROXIMA
ANTERIOR
Click here for Comments

0 comentários: